Recentemente o Ministério da Saúde divulgou a “Política Nacional de Atenção Integral à saúde do Homem”, e que apresenta dados muito interessantes.
Você sabia que os homens são mais vulneráveis às doenças e morrem mais precocemente que as mulheres? Eles vivem em média 7,6 anos a menos. Porque será?
Se levarmos em conta os dados do Ministério da Saúde dos últimos anos que revelam que as causas de morte que mais acometeram os homens, foram: doenças isquêmicas do coração, doença cerebrovascular, homicídios e outras doenças cardíacas, iremos verificar que são passíveis de prevenção e tratamento. O câncer de próstata e de estomago perdeu para diabetes e hipertensão.
Então porque será que ocorrem estas mortes prematuras?
Podemos até suspeitar que este fato possa estar relacionado com a dificuldade que eles têm em procurar serviços médicos antes de adoecerem, diferentes das mulheres que procuram os médicos para checar se está tudo em ordem.
Os homens associam doença a um sinal de fragilidade, e ser frágil é contra os princípios do que é ser masculino. Os homens julgam-se invulneráveis e isso contribui para que eles se cuidem menos e se exponham mais a situações de riscos. Ainda que este conceito de masculinidade venha mudando e tenha perdido seu rigor original, persistem algumas raízes associado ao fato que em nossa sociedade o “cuidado” é uma tarefa considerada feminina e as mulheres é que acabam sendo educadas para desempenhar este papel.
Saiba que estas doenças, que mais matam os homens, apresentam algumas causas em comum, como: obesidade, fumo, sedentarismo, consumo excessivo de sal, de frituras, de alimentos ricos em gordura saturada, de doces e bebidas açucaradas, alem de baixo consumo de frutas e vegetais.
Então, você está se cuidando?
Não se esqueça de consultar periodicamente o seu médico ou visitar um posto de saúde e, assim, aproveitar para avaliar alguns indicadores de saúde importantes, como:
- Circunferência da cintura: menor que 94 cm
- Pressão arterial: menor que 140/9,0 mmgHG
- Lipoproteína de baixa densidade (LDL- colesterol): menor que 100 mg/dl
- Glicemia de jejum: abaixo de 100 mg/dl
Caso esteja fora destes parâmetros, faça correções no seu estilo de vida.
Portanto, evite ou pare de fumar, faça exercícios físicos diariamente (ao menos 30 minutos em intensidade moderada), verifique seu peso (evite estar sobrepeso e principalmente obeso) e procure servir-se de uma alimentação saudável, ou seja:
- Faça 5 refeições por dia. Controle a quantidade de acordo com o seu peso. Diminua o volume caso necessite emagrecer, mas não fique sem se alimentar.
- Procure fazer refeições coloridas, escolha alimentos com diferentes cores.
- Coma aproximadamente 400 g de vegetais por dia.
- Coma arroz, macarrão, pães, batata e outros carboidratos, moderadamente
- Coma feijões e outros grãos, pelo menos 5 vezes por semana.
- Coma diariamente, uma porção de carne branca e magra, limite o consumo de carne vermelha a duas vezes por semana.
- Consuma peixes e molho de tomate, eles apresentam efeito protetor contra câncer de próstata.
Desejo um Feliz Dia dos Pais a todos e em especial ao meu pai pela dedicação e exemplo.
Edina Aparecida Tramarin Trovões
Nutricionista CRN3-1579
e-mail: [email protected]
Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha