Enquanto na teoria a recomendação é que se deva aproveitar o inverno para cuidar do corpo preparando-o para o verão, a prática é outra. O frio e o apetite aumentado fazem ganhar peso!
Vamos tentar entender o que acontece para poder driblar esse problema.
No inverno o corpo precisa se proteger do frio e manter a temperatura do corpo a qualquer custo. Ele contrai os poros para evitar que a pele deixe o calor sair, além de aumentar o metabolismo para manter o corpo aquecido em um ambiente frio.
Para isso gasta mais energia, consequentemente aparece um sistema de compensação conhecido como fome, ou seja, o pedido que o corpo faz para lhe fornecer calorias.
Neste cenário é natural que alimentos mais densamente calóricos sejam os que mais apeteçam, como chocolate quente, tortas quentinhas, feijoada, sopas cremosas, fondue e bebidas alcoólicas como vinho e quentão.
Junte a essa questão que para manter a boa forma o corpo necessita de muitas vitaminas e sais minerais que são nutrientes presentes em frutas e legumes, alimentos que não são muito atrativos nesta época do ano. E mais importante ainda, é no inverno que aumentam os riscos de contrair gripes e resfriados e nada melhor que Vit C e Vit A para fortalecer o sistema imunológico, também presente em frutas e legumes.
Além disso, não se pode esquecer de beber água, no inverno a sede é muito menor, mas o corpo perde mais água pela urina visto que a transpiração diminui. Sabe-se que consumo de água é essencial para que o organismo consiga manter a temperatura equilibrada.
Então qual seria a solução para conciliar todas essas necessidades sem perder a forma aproveitando as coisas boas que esta estação oferece?
Sugestões de cardápios para o inverno
Troque o chocolate por cacau em pó quando for preparar “chocolate quente” e use leite desnatado. Acrescente canela em pó que tem efeito estimulante e termogênico sobre o corpo, ajuda equilibrar a glicemia e controla a compulsão por doces. Tem propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias. Polvilhe a canela por cima da bebida morna.
Prepare torta usando mais recheio do que massa e prefira as tortas com recheio de legumes ou palmito. Evite as que usam queijos, presuntos ou carnes encorpadas com requeijão.
Prepare feijoadas usando carnes magras, deixando a costelinhas e torresminhos de lado. Quando montar o prato escolha entre o arroz ou a farofa (ambos são carboidratos) e abuse da couve e da laranja.
Sopas cremosas podem ser muito saborosas e cremosas se trocarmos o creme de leite ou o queijo por requeijão light.
Fondue de caldo de legumes pode aquecer tanto quanto o de queijo, sem adicionar calorias desnecessárias ao corpo.
O vinho é muito bem vindo em qualquer estação do ano, para conseguir seus benefícios consuma uma taça por vez. Nada de abusos.
O quentão pode ser substituído por chá de gengibre, ou seja, quentão sem a pinga. O gengibre aumenta o metabolismo ajudando na queima de gordura, possui vitaminas que ajudam o corpo a combater gripes e resfriados. Use 2 cm da raiz por dia.
Outra dica é abusar dos chás. Além de aquecerem e fornecerem água possuem ação anti-inflamatório e antioxidante. Aproveite e prepare chás com os sucos das frutas que hidratam e são fontes de vitaminas, lembre-se de acrescentar gengibre ou canela.
Edina Ap.T.Trovões
Nutricionista CRN3-1579
e-mail: [email protected]
Consultório: 2307-1551
Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha