Em post anterior – Dicas valiosas para quem quer parar de fumar – conversamos sobre o que leva as pessoas ao tabagismo, algumas definições sobre a dependência da nicotina, além de dar várias dicas úteis para lidar com as dificuldades ao deixar de usá-la. Vale a pena conferir esse texto 🙂
Mas ainda precisamos listar os benefícios a curto, médio e longo prazo para a saúde e qualidade de vida das pessoas que deixaram de fumar. Anote-os e fixe suas anotações em local bem visível para que possa conferir e comemorar a redução de riscos à sua saúde. É exercício motivador!
Nos últimos anos, o panorama no Brasil vem mudando com a implantação de projetos de educação e orientação em saúde direcionadas aos fumantes e a criação de leis de restrição à propaganda do cigarro. Essas ações contribuíram para que as pessoas tivessem mais informações e muitas deixaram de fumar.
Porém, algumas estatísticas ainda são alarmantes. Estudo do INCA em 2017 mostrou que 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo e bilhões são perdidos por ano em função de despesas médicas. Neste mesmo ano 73.500 brasileiros foram diagnosticadas com câncer provocado pelo tabagismo. Segundo a OMS o cigarro mata todos os anos mais de 7 milhões de pessoas no planeta, sendo que 890 mil são fumantes passivos (olha que sério isso!).
Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer, mas deixar de fumar vale a pena em qualquer idade, mesmo que a pessoa tenha alguma doença associada ao cigarro como câncer, enfisema ou doenças cardiovasculares.
É possível melhorar a qualidade de vida SEMPRE!
Para o Ministério da Saúde, ao deixar de fumar:
- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
- Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Benefícios para a pele
Um dos efeitos do tabagismo são os danos à pele. As substâncias contidas no cigarro aceleram os sinais de envelhecimento como o surgimento de manchas e rugas; contribuem para a perda do colágeno natural e o aumento na flacidez da pele.
Ao deixar de fumar você observará a melhora natural do brilho e da aparência da pele. Utilizar hidratantes também ajudam a minimizar os danos do tabagismo. Vale a pena investir em consulta com dermatologista que poderá fazer orientações individualizada e mais adequada para você.
Superado o período mais difícil da síndrome de abstinência, vai perceber que pode dormir melhor, recuperar o paladar e o olfato, a saúde da pele, melhorar a qualidade de vida, além de reduzir o risco de doenças associadas ao cigarro como o câncer e as doenças cardiovasculares.
Além de melhorar o cheiro do corpo e da casa.