Fazer uma alimentação saudável e segura fora de casa exige alguns cuidados e vale a pena receber algumas dicas da nutricionista. A ideia é cuidar da saúde sem contrair nenhuma infecção intestinal e manter-se longe das doenças crônicas não transmissíveis (dcnt) como: diabetes, obesidade, pressão alta, doenças cardiovasculares, colesterol/triglicérides alto e câncer, todos provocados pela má alimentação.
Uma alimentação equilibrada visa promover a saúde
Preste mais atenção em sua alimentação, modifique hábitos que estão em desacordo com as dicas abaixo e procure fazer uma atividade física. O segredo é não pular refeições, ficar longe dos alimentos ricos em gorduras e os industrializados.
Faça escolhas para se alimentar bem.
- Preste atenção no tamanho do prato executivo que pode fornecer calorias para um pedreiro ou operador de britadeira, mas que é exagerado para quem trabalha em escritório, loja, hospital.
- Os sucos de frutas naturais são saudáveis, possuem vitaminas, antioxidantes e fibras, mas não exagere e consuma-os sem açúcar.
- O azeite tem gorduras de boa qualidade, mas em excesso engorda. Use no máximo uma colher de sopa por refeição.
- Escolha alimentos assados, cozidos ou grelhados e evite consumir frituras diariamente, coloque no máximo uma preparação frita no prato / uma vez por semana.
Sugestões para o almoço ideal
- Comece pela salada ou caso utilize um único prato divida-o ao meio: metade dele deve ter vegetais frescos ou cozidos, tais como: tomate, cenoura, abobrinha, alface, etc. Tempere a salada com azeite, limão ou vinagre evite o sal e os molhos de saladas gordurosos.
- Divida a outra metade em duas partes:
- Em uma parte coloque apenas um alimento fonte de carboidrato: arroz, batata, mandioca, milho, macarrão, farinhas em geral.
- Na outra parte coloque1 porção de proteína, como: filé de frango, peixe ou carne,grelhado ou assado, ou ovo/omelete, ou proteína de soja.Deixe de lado a linguiça e a salsicha
- Como sobremesa prefira as frutas, se comer doce então opte pelos doces de frutas ou gelatina (2 colheres de sopa). Evite sorvetes e doces com chantilly, são muito calóricos.
- Evite bebidas durante as refeições, se não conseguir, beba agua.
Dicas para o lanche
- Faça lanches entre as principais refeições, porque mantém a glicemia estabilizada evitando picos de muita fome, diminui o stress e melhora o humor. Por isso, é importante alimentar- se a cada 3 horas.
Algumas sugestões de lanche:
- Barra de cereais sem gordura vegetal hidrogenada,
- Ovo cozido, pode ficar na própria casca por 12 horas fora da geladeira
- Frutas ou suco de frutas sem açúcar
- Castanha de caju, castanha do Pará e amêndoas
- Leite com café ou achocolatado, associado a 1 fruta ou 1 barra de cereal
- Frutas secas como damasco, banana passas, etc.
Além de uma refeição equilibrada, a higiene é fundamental.
Cuidado com os alimentos vendidos por ambulantes: poluição, insetos, ausência de água para lavagem de mãos e utensílios podem causar infecção intestinal.
- Quem serve ou vende alimentos não deve cobrar ou fazer troco
- Barba feita para os homens; unhas curtas e sem esmalte para todos!
* “Cartilha da alimentação saudável fora do lar”- Conselho Regional de Nutricionistas-São Paulo
Edina Aparecida Tramarin Trovões
Nutricionista – CRN3-1579
e-mail: [email protected]
Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha