Saiba como prepará-la
A soja e seus benefícios estão cada dia mais em evidencia e substitui com muitas vantagens a carne de boi, que vem acumulando aumento de preço muito acima da inflação.
Devido a estes aumentos muitas famílias reduziram ou até eliminaram este item do cardápio, prejudicando a alimentação e a saúde.
O ideal seria substituir esta carne vermelha por outro tipo de carne, por exemplo, carne de frango ou peixe, ou por outros alimentos que apresentem valor nutricional parecido com o das carnes: por exemplo, a SOJA.
Além do seu valor nutricional a soja possui substancias com atividades biológicas capazes de cuidar da saúde prevenindo ou tratando muitas doenças, é conhecida como um alimento funcional.
Alguns benefícios da soja para a saúde:
- Previne doenças do coração, reduzindo o colesterol total, o LDL e o triglicérides.
- Diminui os riscos de aparecerem cânceres de próstata, mama e intestino.
- Reduz e retarda a absorção da glicose, auxiliando no controle do diabetes
- Auxilia nos sintomas da menopausa, diminuindo as ondas de calor e prevenindo a perda óssea que leva a osteoporose.
A soja é disponibilizada em várias formas: farinha, grão, leite, óleo, proteína isolada de soja, queijo, missô e a carne de soja (também conhecida como PTS/Proteína Texturizada de Soja ou PVT/Proteína Vegetal Texturizada), que pode substituir parcial ou totalmente a carne de boi em muitas receitas.
Nesta edição em especial, vamos falar da carne de soja, em outras edições poderemos falar sobre a forma de utilizar cada um dos outros produtos da soja.
A carne de soja pode ser encontrada na forma granular, em pedaços ou enlatada.
A forma granular ou em pedaços precisa ser hidratada e, quando absorve água, triplica o volume e fica com a aparência e a textura da carne de boi, o segredo é a forma de hidratá-la.
Uma vez hidratada, pode ser utilizada no molho a bolonhesa, quibe, recheio de abobrinha ou berinjela, arroz de forno, xadrez de carne de soja, hambúrguer enfim, em uma variedade de preparações.
Veja como hidratá-la
Hidrate cada xícara de PTS em 2 xícaras de caldo de carne quente e espere por 10 minutos. Escorra a PTS e esprema para retirar o excesso.
Quanto mais gostoso e bem temperado estiver o caldo de carne, mas saborosa ficará a carne de soja, capriche no tempero. Se hidratá-la apenas com água (sem o caldo de carne) a deixará sem sabor.
Uma vez hidratada, utilize-a na sua receita favorita.
Uma sugestão bastante saborosa é utilizá-la para preparar Hambúrguer.
1 xíc (chá) de PTS granular seca
2 xíc (chá) de caldo de carne quente.
300 g de carne moída
1 cebola média picada
2 dentes de alho moídos
3 colh de sopa de cheiro verde picado
1 colh de chá de hortelã
1 colh de chá de sal
1 colh de café de pimenta do reino (a gosto)
1 gema
1 fatia de pão de forma
2 colher de sopa de óleo.
Preparo:
Hidrate a PTS de acordo com as orientações acima. Adicione os outros ingredientes e misture bem até obter uma massa consistente. Faça os hamburgueses e frite-os em pouco óleo.
(Texto, foto e receita extraída da publicação da CODEAGRO- Sec. de agricultura e abastecimento – out 2005)
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista- CRN 3- 1579
e-mail:[email protected]
Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha