Existe uma maneira mais segura e higiênica de se guardar os alimentos na geladeira.
Cada prateleira mantém uma temperatura diferente, dependendo da distância dela com o sistema de refrigeração.
Alguns alimentos precisam ficar mais gelados que outros para que não se contaminem ou estraguem.
Assim, cabe a todos nós guardarmos os alimentos que precisam de mais frio nas prateleiras mais geladas, e assim por diante, cada coisa no seu lugar.
Vamos começar pelo freezer
- Guarde os produtos/alimentos semelhantes em uma mesma prateleira ou parte do freezer e tente agrupá-los por tipo de embalagem: pote com pote, caixas papelão juntas, saquinho com saquinho, ou seja, não deixe tudo misturado.
- Congele os alimentos em quantidade suficiente para o consumo de uma vez e não congele alimentos que já foram descongelados.
- Prefira as prateleiras inferiores, que são mais geladas, para congelar comidas já preparadas.
Prateleiras e Gavetas
- A primeira prateleira (superior) é a mais gelada, guarde os alimentos que mais precisam de refrigeração, como: carnes, leite, queijos, ovos, iogurtes, requeijão, margarina, salsicha, linguiça, massa fresca, sobremesas a base de ovos e leite.
- Alguns modelos de geladeira possuem gavetinhas superiores, ideal para guardar carnes, frios e embutidos.
- A segunda e terceira prateleira (as intermediárias) são menos geladas, guarde alimentos prontos, as sobras, bolos, doces caseiros.
- A última prateleira é a menos gelada, guarde as frutas. Na verdade, não há necessidade das frutas serem guardadas na geladeira, mas se preferir conservá-las por mais tempo ou comê-las geladas, guarde-as na prateleira acima das gavetas inferiores.
- Utilize as gavetas inferiores para legumes e verduras. Legumes em uma gaveta e verduras em outra.
Porta da Geladeira
- Na porta da geladeira guarde pequenos produtos que necessitam menos refrigeração e fácil acesso, como os condimentos, ketchup, mostarda, maionese, refrigerantes em garrafa ou lata, e garrafas de água.
- Evite guardar os ovos na porta da geladeira, onde a temperatura não é a ideal, os modelos atuais já possuem espaço mais apropriado.
- Bebidas em latas devem ser consumidas de uma só vez, evite guardar restos da bebida.
Lembrando
- Guarde os alimentos (verduras, legumes, frutas) embalados em saquinhos plásticos limpos e próprios para acondicionar alimentos.
- E guarde-os de forma a facilitar a procura evitando deixar a geladeira aberta por muito tempo.
- Guarde as sobras de alimentos em potes plásticos com tampa (ao invés de panelas).
- Preste atenção no prazo de validade dos alimentos, inclusive os que estiverem congelados.
Aproveitando bem os espaços
- Os potes plásticos podem ser redondos, quadrados, retangulares, mas devem sempre ser tampados, assim, além de proteger o alimento, evita odores na geladeira, eles podem ser empilhados economizando espaço.
Importante
- Não guarde iogurte, pudim, doce, etc. com a colher que foi usada, ou as bactérias da boca irão contaminar o que sobrou.
- Não guarde latas de conservas na geladeira. Depois de aberta, transfira o que sobrou para um pote plástico e guarde. Molho pronto ou tomate processado estraga muito rápido, se não utilizou tudo guarde o restante no freezer e procure utilizar rapidamente.
- Não forre as prateleiras com toalhinhas de plástico ou panos, elas impedem a circulação do ar frio e atrapalha o funcionamento da geladeira.
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista-CRN3-1579
e-mail: [email protected]
Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha