Esse ano tivemos que enfrentar dias frios na cidade em que moro e nada como um poncho de tricô quentinho e confortável para tornar a temperatura mais suportável. Difícil de encontrar em lojas, parti para pesquisas na internet. A princípio pensei em comprar, até que vi um modelo maravilhoso que não estava a venda e que a receita estava escrita em japonês – impossível de decifrar.
Como boa capricorniana que não desiste, adaptei a receita, gostei do resultado e decido compartilhar com vocês. Que acham?
Ah e gostaria de agradecer em especial à Maria Gedeilda – amiga e modelo da capa.
Confecção da peça
Para a confecção do poncho é preciso um retângulo em tricô medindo 0, 50 cm de largura por 1m70cm de cumprimento, como mostra a foto nº 1. Lembrando que o cumprimento deve ser maior ou menor, dependendo do manequim. A peça amorosamente confeccionada por mim serve para pessoas com manequim 42 e 44.
Obs. Antes de iniciar o poncho, coloque 10 pontos e trabalhe em tricô por uns cinco centímetros, meça a largura e calcule a quantidade de pontos necessários para o tamanho do seu trabalho.
No meu trabalho utilizei a lã Mollet e agulha nº 6 da seguinte forma.
- Após calcular o número de pontos necessários coloquei 85 pontos na minha agulha;
- Trabalhei em ponto tricô por 5 cm;
- Na sequência trabalhei: 6 tricôs, 12 meias (para a primeira trança), 6 tricôs – 37 meias (para o centro do poncho) finalizando com 6 tricôs / 12 meias (para a segunda trança) e 6 tricôs;
- No avesso trabalhei sempre em ponto tricô;
- No direito, a cada 14 carreira trabalhei como os pontos se apresentam (tricô e meia), mas cruzando os pontos nas duas tranças. Para dar um charme a cada 14 carreiras joguei uns pontos em tricô no centro do trabalho, mas isso é opcional.
Dica para trabalhar as tranças para iniciantes em tricô como eu – coloque 6 pontos meia em uma agulha auxiliar, trabalhe com a agulha da direita os 6 pontos em meia que estão na agulha da esquerda. Devolva os pontos da agulha auxiliar para a agulha da esquerda e trabalhe em ponto meia.
Foto 1 – Retângulo de 0,50 cm por 1m70cm em tricô
Montagem da Peça
A montagem da peça é bem simples. Basta seguir as orientações da foto nº 2, costurando com uma agulha de tapeçaria.
Foto 2 – Montagem da peça
Confecção da gola
Fechado o poncho é hora de trabalhar a gola. No meu trabalho peguei 108 pontos na agulha nº 5 e trabalhei em 1 ponto tricô e 1 ponto meia para formar o ponto de barra, reduzindo os pontos até deixar gola bem ajustada ao pescoço.
A dica para reduzir os pontos é – colocar um ponto meia bem no meio da gola, reduzindo os pontos laterais até que a largura da gola fique adequada para o tamanho do pescoço. No meu trabalha reduzi por 7 carreiras seguidas totalizando 14 pontos a menos. Nas demais carreiras trabalhei com 94 pontos e a gola ficou bem ajustadinha.
Foto nº 3 – Gola do poncho de tricô
A foto nº 4 ilustra bem como fica o poncho nas costas
É tricô para iniciantes. Então… mãos a obra e depois me conta como ficou o seu!!