Tomar chá quente pode ser uma excelente opção para se aquecer nestes dias frios e sem ganhar peso (ou até eliminar alguns), aproveitando ainda para tratar alguns problemas de saúde.
Com baixas calorias, os chás substituem os achocolatados com certas vantagens (para adultos e idosos). Beber chá morno ou frio ao invés de sucos artificiais ou refrigerantes evita o ganho de peso, problemas no estomago e a má digestão e ajudando, inclusive, nos tratamentos destas mesmas queixas.
Para que os chás causem os efeitos desejados, precisam ser preparados de forma correta, senão poderão fazer mal à saúde.
A frase que diz que “se o chá não fizer bem, mal não vai fazer” está equivocada.
Pensando nisso, que tal aprender a preparar o chá de forma correta? Saiba o nome popular da erva, a forma de utilizar, a dosagem, indicações e contra indicações.
As quantidades de ervas descritas são para adultos e, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as plantas medicinais não devem ser usadas em crianças menores de 3 anos, gestantes e mulheres que estejam amamentando.
Nas crianças de 3 a 7 anos utilizar 25% das doses descritas. Nas crianças entre 7 e 12 anos e nos idosos acima de 70 anos utilizar 50% das quantidades da erva.
Abaixo estão algumas sugestões, mas existem inúmeros outros tipos de chás. Antes de utilizá-los procure saber sobre seus efeitos e contra-indicações.
http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/bed98b8041b63b4f8cb5dd255d42da10/tabela+drogas+vegetais.pdf?MOD=AJPERESTexto baseado na tabela de plantas medicinais-Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA
Edina Aparecida Tramarin Trovões
Nutricionista- CRN 3- 1579
e-mail:[email protected]
Foto de Capa: Pexels
Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha