Você sabia que as pessoas que praticam alguma ação voluntária vivem mais e melhor?
Para sentir o verdadeiro significado do voluntariado precisamos nos despojar da idéia de que estamos trabalhando apenas em favor de outra pessoa e que o fazemos por um sentimento de bondade.
É desenvolver a consciência de que está praticando um ato de amor e de humanidade onde o maior beneficiado é você mesmo!
O voluntariado é um convite para sairmos do egocentrismo e de pensar que somos o centro do mundo e detemos os maiores problemas. É a possibilidade de perceber que a vida foi muito mais generosa com a gente que com outras pessoas. É a chance que a vida nos traz de desenvolver sentimentos de humildade, cidadania, alegria e gratidão.
É como brincar com um bumerangue de amor, você o joga e ele volta para você na forma de energia positiva. E você quer algo mais reconfortante que receber energia de amor?
Temos voluntários em todas as idades, porém é indiscutível que após a aposentadoria é possível organizar melhor o tempo e dedicar algumas horas por semana para um trabalho prazeroso para nós e útil para outras pessoas.
Eu estou tendo essa experiência e recomendo: todas as quartas feiras de manhã estou no meu trabalho voluntário com compromisso e responsabilidade.
Vou buscar a minha pílula para bem viver: a troca de energia humana onde todos saem vitoriosos e reconfortados.
Pense – através do trabalho voluntário (e outras atividades) podemos contradizer a idéia de que a palavra aposentar seja sinônimo de estar em um aposento, de deixar a vida do trabalho para uma vida triste e inativa. Aposentadoria pode ser sinônimo de vida e de possibilidades!!
Assim o descreve Osvaldina, voluntária em várias frentes de trabalho, inclusive em hospitais públicos com parturientes:
Eu me sinto muito bem! Gosto de fazer alguma coisa por alguém que precisa. Muitas vezes não faço o suficiente para as necessidades, mas faço de coração.!! Amo muito o que faço!!“Nininha (como é conhecida)”
Há um universo imenso de trabalhos que precisam de voluntários e você pode buscar dentro de você mesma(o) em qual deles você se identificará: crianças, idosos, adolescentes, meio ambiente, saúde, educação, cidadania…
Há muitas organizações não governamentais que precisam de ajuda com trabalho e apoio financeiro. Engaje-se em uma delas.
Seja um voluntário. Doe amor a você mesmo!!
Pesquisa por trabalhos voluntários
Centro de Voluntariado de São Paulo