Lentilha combina com Ceia de Réveillon, diz a tradição que dá sorte e ainda é um alimento nutritivo. Veja essas informações na matéria assinada pela nutricionista Edina A.T. Trovões a quem agradecemos com carinho.
A tradição da lentilha na ceia de réveillon
Sorte e fortuna alem de muita nutrição
É muito comum encontrarmos um prato preparado com lentilha na ceia do Réveillon, acreditando que a sua presença (e seu consumo) irá trazer sorte e fortuna no ano novo.
Essa crença surgiu de uma parábola Bíblica no Gênesis (primeiro livro da Bíblia) que conta que Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogênito em troca de um prato de lentilhas e embora tenha deixado de ter alguns privilégios, tornou-se um homem muito rico.
Devido a esta história e seu formato arredondado e achatado, que muito lembra uma moeda, a lentilha passou a ser uma das estrelas na ceia do réveillon.
Mas não é só isso, essa leguminosa (alimento da família dos feijões, soja e grão de bico) realmente pode trazer muita sorte também na questão da saúde.
A lentilha é fonte de proteínas vegetais, mas de uma qualidade superior a dos outros vegetais. Rica em ferro e vitaminas do complexo B, ajuda no tratamento e prevenção de anemias. Contem cálcio e, junto com o magnésio, atuam no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como a serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem estar.
Possui fibras insolúveis que ajudam: a reduzir e prevenir colesterol elevado, regular a absorção de açucares ajudando no controle do diabetes, além de alimentar a flora intestinal e melhorar a saúde do intestino.
Devido à presença de oligossacarídeos, a lentilha pode causar gazes em algumas pessoas, para evitar este problema, deixe-a de molho em água durante a noite, troque-a pela manhã e depois cozinhe em outra água.
A lentilha é mais nutritiva que o feijão e, misturando com algum cereal, torna-se ideal para quem segue uma dieta vegetariana, além de ser uma combinação nutritiva e balanceada.
Procure não exagerar na hora de comer, trata-se de um alimento calórico. Consumir meia xícara de chá do grão cozido na refeição já é o suficiente, o que equivale a 30g do grão cru.
Ao comprá-la (em supermercados ou feiras-livres), escolha os grãos secos, firmes, limpos e de cor uniforme. Procure comprar com prazo de validade inferior a um ano, assim teremos mais sabor.
Existem várias formas de preparo, a mais convencional é cozinhá-las com água (após serem lavadas), em panela aberta até ficarem macias sem se desmancharem. Depois, à parte, faça um refogado com azeite, cebola, alho previamente amassado com sal e acrescente manjerona ou folha de louro a gosto e adicione na lentilha cozida, deixe ferver bem até engrossar o caldo.
Pode ser consumida quente ou fria como salada.
Outra sugestão, dada pelo Ministério da Saúde no livro com receitas utilizando Alimentos Regionais Brasileiros, é:
Croquete de lentilha
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de lentilha
- 6 fatias de pão integral
- 2 colheres de chá de alho moído
- 2 colheres de sopa de cebola moída
- 2 colheres de sopa de queijo ralado
- 1 xícara de chá de castanha do Pará
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 ovo
- Sal a gosto
Preparo
- Escolha as lentilhas, lave-as e deixe de molho por duas horas.
- Troque a água e cozinhe-as até amolecer.
- Retire do fogo escorra o caldo e acrescente o pão e as castanhas previamente triturados. Adicione o restante dos ingredientes, faça croquetes e leve para assar em forma untada com óleo.
- Deixe assar até ficar dourado.
Coma a lentilha no primeiro segundo do dia 01 de janeiro (mas tem que estar de pé em cima de uma cadeira!) e pense em algo muito bom!
Bom apetite, Boas festas e Feliz Ano Novo.
Edina Aparecida T. Trovões
Nutricionista- CRN 3- 1579
e-mail:[email protected]
Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha