O que você acha de estimular sua criatividade, fazendo um lindo aparador que além de embelezar sua casa dá orgulho de dizer: foi feito por mim 🙂
Na restauração dessa peça contei com a super ajuda do maridão. Gratidão sempre!!
Passando casualmente em uma das ruas do centro antigo de São Paulo encontramos uma mesinha, abandonada por alguém, sendo utilizada como assento por jovens guardadores de carro. O tampo da mesa estava bem estragado, porém tinha pés cuidadosamente entalhados a mão. Paixão à primeira vista negociamos com os rapazes que, por uma gorgeta, colocaram-na no nosso carro. Observe na foto 1 que o tampo da mesa é contornado por uma moldura em madeira maciça em bom estado que fizemos um quadro para fotografias.
Foto 1 – Mesa de centro antiga
Foto 2 – Detalhe dos pés em madeira maciça entalhados à mão
Iniciando a restauração e transformando a mesinha em um lindo aparador
Materiais utilizados
- Lixas para madeira
- Lixadeira elétrica com vários tamanhos e formatos de lixas
- 02 pedaços de eucalipto tratado de 30 cms cada para ser utilizado como extensor nos pés
- 04 pedaços de ferro 3/8 de 20 cms cada para fixar o pé no extensor
- cola époxi
- 02 chapas de ferro de 30 x 5 cm para fixação do tampo da mesa
- 02 pranchas de 1m 50 cm de comprimento x 20 cm de largura x 5 cm de expessura
- Retalhos de caibro de 5 cm
- feltro de proteção para os pés
- Verniz fosco
Foto 3 – Cuidado na limpeza dos pés
Utilizando vários tipos de lixa, limpamos cuidadosamente os pés, retirando sujidades e verniz antigo. Fazíamos em horas de folga. A nossa paciência na tarefa era estimulada ao pensar no tempo gasto pela pessoa que o entalhou. É possível ver os sulcos dos formões na madeira.
Foto 4 – Aumentando a altura
Compramos dois pedaços de 30 cms de eucalipto tratado. Marcamos o local onde deveríamos fazer os furos nos pés e no eucalipto utilizando um círculo de papelão. Fizemos os furos com furadeira elétrica e colamos um pedaço de ferro 3/8 utilizado em construção com cola époxi. Primeiro de um lado e depois de seco colamos do outro lado, deixando-os bem firmes.
Foto 5 – Protegendo os pés
Por excesso de zelo decidimos levantar os pés do aparador, dando-lhe “botas”. Para isso utilizamos retalhos de caibro de 5 cms. Após lixarmos colocamos feltro de proteção em todos eles.
Foto 6 – Fixação do tampo do aparador
Colocamos um chapa de ferro de 30 x 5 cm adquirida em serralheria. Observe que solicitamos com furos para colocação dos parafusos. Devidamente fixada no eucalipto, vamos à fixação do tampo.
Foto 7 – Tampo do aparador
Pesquisamos vários materiais para o tampo do aparador e optamos por pranchas de 20 cms. Fixamos duas de 1m 50cm cada. Para o acabamento fizemos um “chanfro” charmoso nas extremidades das pranchas. Lixamos bem.
Foto 8 – Detalhes da fixação do tampo
Foto 9 – Envernizando
Agora vem a tarefa mais fácil… aquele retoque final. Utilizamos verniz fosco.
Foto 10 – Resultado final
Tem como não amar?
Custo total do Aparador: R$ 200,00
1 comentário
Amei o aparador, e as técnicas que vocês usaram, estou no início do restauro de uma poltroninha antiga, adoro trabalhos manuais.