A gente costuma pensar na vida e nas relações pessoais em épocas de Natal! Que bom… sinal que ainda temos muita capacidade de raciocínio e que não nos contaminamos com a onda de consumismo em que se transformou o Natal.
Com mais de 50 anos de idade já vivemos muitas situações e aprendemos com elas. Graças a Deus temos a capacidade de aproveitar fatos que nos aconteceram no passado como aprendizado!
Quando minhas filhas eram crianças, em determinada época de Natal, com dinheiro curto e criatividade grande, decidi costurar umas roupas e precisava de fivelas. A grande dificuldade foi encontrá-las. Só encontrava pacotes fechados com 100 unidades. Cansados de procurar, observamos em uma loja, que o plástico de um dos pacotes estava rasgado e o dono, sensibilizado, doou as 4 fivelas necessárias para os macacões que eu havia costurado.
Uma ação simples, um fato que poderia ter se perdido em meio a tantas situações que vivenciamos… mas que me trouxe um sentimento de gratidão e conquista enorme! Naquele momento pensei A vida é Simples e o Simples pode nos Afetar surpreendentemente!
Posso ganhar ou conquistar um bem de valor maior e não me sentir tão feliz!
Natal é uma época onde se troca presentes, cria-se expectativa do que se quer ganhar… mas se ficarmos focados nisso e no barulho das festas corremos o risco de esquecer o verdadeiro sentido do Natal que é o de compartilhar Amor!
Focar apenas na expectativa do presente que queremos, corremos o risco de não observar um gesto simples como o afago e o carinho de alguém que nos quer bem!
E a realidade de muitos de nós com mais de 50 anos, é ver os filhos crescidos tendo que se dividir entre a nossa casa e a casa da família que constituiu. Quando pequenos (há tão pouco tempo) ficavam conosco 100% do tempo! É uma mudança e tanto em nossas vidas!
Mas isso também podemos elaborar e aprender: Amar é valorizar o tempo em que se está junto! É compreender e aceitar a nova realidade da vida dos filhos e filhas. E também com amor vê-los ficar um pouquinho em cada casa!
Estou me preparando para o Natal e você? Nesse Natal quero pensar no que realmente me deixa feliz e como posso deixar bem as pessoas que me cercam!
Que não nos percamos no emaranhado de expectativas que criamos e possamos fazer dessa semana uma semana de paz e luz!
Luz em nossos corações e mentes!
Feliz Natal e Feliz todos os dias para nós!!
1 comentário
Feliz natal!