Preparar para a Aposentadoria – Projeto Tempo de Continuar do Sindicato de Saúde do Paraná

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Quem já se aposentou ou está prestes a conseguir este benefício sabe como é necessário um processo de preparação e adaptação às novas situações que fatalmente nos desafiarão. 

E há bem pouco tempo não havia uma preocupação com isto, as pessoas vivenciavam sozinhas, cada uma elaborando o luto do seu jeito, vivendo e aprendendo com a própria experiência. 

Felizmente isto vem mudando no Brasil, já é possível observar iniciativas de empresas públicas e privadas em reunir pessoas para juntas, pensar em possibilidades para a nova vida. Ah! assim fica bem mais fácil!

Por essa razão aplaudimos a inciativa do Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde do Paraná – SindSaude Pr, com o Projeto Aposentadoria Tempo de Continuar, voltado a servidoras/es públicos da Saúde do Paraná aposentadas/os e também os que estão prestes a se aposentar.

Segundo a Assistente Social Renária Moura, o SindSaude Pr já desenvolvia atividades voltadas à aposentados e em 2015 foi implementada a deliberação do 7º Congresso do SindSaude, iniciando ações voltadas ao segmento que passaram a chamar de Pré Aposentados

O Projeto foi apresentado pelo Assistente Social Uilson José, que assessora a maioria destes encontros. Mas a maior inovação aconteceu em 2017, quando aconteceu o 1º Encontrão (reunião com aproximadamente 75 pessoas).

Em dezembro de 2018,  realizou-se o 2º Encontrão com aposentadas/os e pré aposentadas discutindo o tema Envelhescência – escolhido pela Comissão de Aposentadas/os do SindSaude PR.

Envelhescência é a fase da vida entre os 45 e 65 anos. É o momento em que nos preparamos para a velhice. É o momento de reorganizar os vários aspectos da vida, sejam eles físicos, emocionais ou sociais.

Ao pesquisar este tema, a equipe do SindSaude PR encontrou o nosso blog, fez o contato comigo e à isso sou imensamente grata. 

Nas duas próximas fotos, veremos a Comissão de aposentadas/os, que segundo a Assistente Social Renária Moura:

É formada majoritariamente por mulheres servidoras públicas aposentadas, que dedicaram mais de 30 anos de suas vidas a Saúde Publica, todas com mais de 60 anos, se colocaram a disposição do Sindicato para compartilhar sonhos e desejos nesta fase de suas vidas. Elas são pura inspiração!

Nesta última foto temos as mulheres integrantes da Comissão finalizando o estandarte de aposentada/os do sindicato.

Parabéns à equipe e à Comissão de Aposentada/os do SindSaude Pr. Que sua iniciativa possa ser exemplo para outras ações como estas!

SindSaúde Paraná

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta