Saiba mais sobre a relação entre próstata, genoma, câncer e Alimentação

por Edina A T Trovões

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, uma das mais importantes causas de morte no mundo é o câncer de próstata. É o tipo de câncer mais comum no homem e o segundo em mortalidade.

A novidade é o desenvolvimento dos estudos sobre genoma. A presença de alguns genes estaria relacionada ao risco acrescido da pessoa ter câncer de próstata?

Estudos sobre epigenoma estão mostrando como os genes funcionam; como eles respondem aos estímulos do ambiente, como eles “ligam” ou “desligam” suas atividades. Os genes são os responsáveis por transmitir todas as características genéticas, como cor de cabelo, pele, doenças, enfim, pela hereditariedade.

Ainda falta muito para termos todas as respostas esclarecidas, mas já se sabe que um gene pode sofrer mutação (polimorfismo) e mudar suas características iniciais.

Uma pessoa que não possui gene para câncer de próstata pode ter seu gene alterado pelo ambiente, ou aquele que apresenta o gene pode ter esse “ligado” pelos mesmos fatores ambientais como: idade, origem étnica, fumo, ingestão elevada de gordura e carnes vermelhas, obesidade, falta de exercícios e alimentação inadequada.

Para a prevenção do câncer temos que proteger os genes de agressões, e alguns nutrientes tem se mostrado muito efetivos nesta tarefa:

  • O licopeno, encontrado em tomates, goiaba vermelha, mamão, melancia e pitanga, tem função importante para o câncer de próstata.

É isso mesmo, já está provado que o tomate e frutos vermelhos previnem o câncer de próstata graças a sua composição, rica em beta-caroteno, licopeno, luteina e zeaxantina que protegem os genes de alterações.

  • Algumas vitaminas e minerais podem diminuir a agressão ao DNA (parte do gene onde ocorre a agressão), são os conhecidos antioxidantes e possuem potencial efeito protetor:
  1. Vegetais ricos em Vit A: cenoura, moranga, abóbora madura, manga, mamão, gema de ovo e leite integral.
  2. Vitamina E: gérmem de trigo, sementes, amêndoas e avelã, vegetais de folhas verdes, óleos vegetais como algodão, soja e milho.
  3. Selênio: castanha do Brasil e nozes
  4. Ácidos graxos com ômega-3: peixes
  5. Isoflavonas: soja
  6. Bioativos: chá verde e café

Levando em conta os alimentos agressores ao gene relacionados com a próstata, e conhecendo os nutrientes que fazem a proteção, podemos resumir, como sendo uma alimentação adequada e preventiva de câncer de próstata: aquela baseada em alimentos de origem vegetal, minimamente processado, ricos em fibras, frutas, hortaliças, cereais integrais, nozes e sementes associadas a ingestão de alimentos com baixo teor de gordura e ao consumo mínimo de carne vermelha.

Além disso, uma atitude importante é o controle, feito através de exame de sangue (PSA) e do toque retal. Deveria ser feito por todos os homens a partir dos 45 anos e a partir dos 40 anos para aqueles da raça negra ou que têm história de câncer da próstata na família (orientação da Sociedade Brasileira de Urologia)

Quanto mais precoce o seu diagnóstico, maior a chance de cura da doença, então o que resta a fazer é ficar atento e por em prática tudo que se sabe para cuidar bem desse importante órgão.

Edina Aparecida.T.Trovões

Nutricionista CRN3-1579

E-mail: [email protected]

Matéria Publicada inicialmente na Revista City Penha

Foto de Capa: kellepics – Pixabay

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta