Dicas de alimentação para eliminar alguns quilos, cuidar do corpo e recarregar a energia

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Quais sãos seus planos para 2018?

Que tal eliminar alguns quilos, cuidar do corpo e recarregar a energia com dicas de alimentação?

O início do ano nos envolve em profunda reflexão e nos remete a pensar e fazer planos para o ano novo. Dentre eles, não tem como não pensar em cuidar da saúde, do peso, da estética e em como ter energia e disposição para conseguir realizar todos esses planos.

A ideia é ter em mente a melhor forma de se alimentar para se desfazer dos quilos extras, amenizar a flacidez da pele e reduzir a celulite, cuidar da hidratação sem a presença de inchaços, e ajudar a energizar as células.

É claro que os cuidados com a alimentação devem ser diários, somente desta forma estaremos plenamente preparados para o dia a dia, mas caso isso não tenha sido possível, vamos tentar turbinar algumas atitudes.

Para se desfazer dos quilos extras:

  • Suspenda o consumo de refrigerantes, bebidas açucaradas e álcool – eles fornecem muitas calorias e agridem as células.
  • Reduza pela metade o seu consumo de pães, massas, bolos, macarrão e biscoitos. Elimine açúcar branco, doces, balas e sobremesas doces.
  • Faça cinco refeições/dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), mas de forma colorida e sem exageros. Evite pular uma refeição, ao se alimentar o corpo irá gastar energia metabolizando estes alimentos. Quando você fica sem se alimentar o corpo diminui os gastos e isso acumula energia, facilitando o ganho de peso.

Para amenizar a flacidez da pele e reduzir celulite:

  • Consuma sementes e castanhas, por exemplo, nos lanches da manhã ou da tarde. Sementes de linhaça triturada, de girassol e de abóbora são ricas em antioxidantes e nutrientes como manganês, cobre, magnésio, vitamina B1, zinco, proteínas, vitaminas A e E além de fibras, que melhoram a função das células. As castanhas eliminam as gorduras prejudiciais a circulação e assim auxiliam a oxigenação, favorecendo a formação de novas células.
  • Evite bebidas gasosas que aumentam a retenção de líquidos, evidenciando a celulite.
  • Evite alimentos gordurosos, como maionese, frituras, frios, e não deixe de beber muita água. Excesso de gordura e falta de água turbinam a celulite

Cuidar da hidratação sem a presença de inchaços:

  • O segredo é beber líquidos sem açúcar, reduzir o consumo de sal e garantir o consumo de vitamina B6, Vit E, magnésio e manganês.
  • Estes nutrientes estão presentes no levedo de cerveja, grãos integrais, abacate e peixes
  • Evite bebidas isotônicas, elas contem sódio.
  • Suspenda o uso de temperos industrializados prontos (contem muito sal)
  • Inclua uma a duas xícaras de chá/ dia de chá de hibisco. Ferver 2 colher de chá em 500 ml de água

Para recarregar as energias:

  • A dica é consumir sucos de frutas naturais que associem vitaminas e plantas medicinais.

Algumas sugestões:

Bater ½ fatia abacaxi com 300 ml água de coco, suco de meio limão, 3 folha de hortelã e uma folha de verdura. A vitamina C do abacaxi e do limão, associado com o potássio da água de coco e os fatores antioxidantes das folhas verdes irão fortalecer a imunidade e o revitalizar o funcionamento das células.

Bater um copo de suco de laranja, com 30 g de cenoura e 30 g de beterraba, acrescentar lascas de gengibre. A associação das Vit C e A, presentes nas frutas ajudam na proteção da pele e associado ao gengibre proporciona ação anti-inflamatória e revigorante.

Edina Aparecida Tramarin Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

e-mail: [email protected]

Foto de Capa: Pixabay

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta