Cuidados com a Pele no Verão

por Mª Aparecida Costa

Você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo e tem funções importantes como proteger contra infecções, manter a temperatura e equilíbrio de líquidos e produzir Vitamina D – importante na prevenção da osteoporose?

Sabia que com o passar dos anos, a pele fica menos elástica, mais fina e ressecada e cada vez mais sensível a radiação solar?

Pois é… a exposição aos raios solares pode ser prejudicial em qualquer idade e para qualquer sexo, porém traz maiores riscos para as mulheres depois da menopausa quando os raios solares aceleram as mudanças de pele e o processo de envelhecimento. A pele de mulheres que sempre usaram filtro solar é mais fácil de cuidar, mas os cuidados  devem ser para todas as pessoas e podem começar em qualquer tempo.

O envelhecimento do corpo é inevitável, porém, redobrando os cuidados com a nossa pele depois dos 50 anos podemos prevenir problemas de saúde e retardar o processo de envelhecimento.

Como cuidar? Leia as dicas abaixo e aplique em sua rotina diária. São muito importantes:

1. Use e abuse do protetor solar

Use-o ao menos 3 vezes ao dia. De maneira geral o Fator de Proteção 30 resolve bem e os outros um pouco mais caros. Converse com seu dermatologista sobre o Fator de Proteção Solar mais apropriado para seu tom de pele.

Aplique o protetor solar no corpo inteiro, utilizando um produto adequado para a face, geralmente menos oleoso e outro para o corpo.  Se você ficar mais tempo exposto ao sol, reaplique a cada duas horas. Se estiver na praia ou piscina, esse intervalo deve diminuir de acordo com o tempo que você fica na água.

Não se esqueça dos lábios e procure usar um protetor em bastão ou batom para este fim. Proteja principalmente o lábio inferior. Dessa forma você pode prevenir o aparecimento de câncer labial. A exposição solar é a principal causa desse câncer.

Em dias nublados a radiação do sol prejudicial à saúde é apenas 10% menor que um dia de céu azul. Por essa razão devemos utilizar o protetor solar também em dias menos ensolarados. O “mormaço” também queima a pele e nos expõe à radiação solar.

Na escolha do protetor solar observe no rótulo se o produto protege contra os raios ultravioleta A (UVA) que causam envelhecimento da pele, e contra os raios ultravioleta B (UVB) que podem causar câncer de pele.

Lembre-se que se você transformar o protetor solar parte de sua rotina diária, você estará mais protegido contra rugas, manchas e câncer de pele. Aplique também em suas mãos.

Leve-o na bolsa.

2. Não se exponha ao sol entre 10 e 16 horas

Nesse horário a intensidade dos raios ultravioleta é maior. Procure uma sombra nesse período (o guarda sol no caso se você estiver na praia).

3. Use chapéu ou bonés

Utilize chapéus ou bonés em passeios mais longos preferindo os que tem abas mais largas que protejam bem o rosto, couro cabeludo e pescoço.

4. Use óculos escuros com proteção UVB

Proteja-se da ação dos raios solares em seus olhos.

5. Mantenha-se hidratado(a)

Tome pelo menos 2 litros de líquido ao dia, preferindo sucos naturais, chás e água. Evite refrigerantes. Se você não tem o hábito de ingerir água uma dica é colocar uma garrafa de 2 litros na geladeira e consumi-la durante o dia. Faça isso até que o hábito se instale.

Hidrate bem a pele diariamente. É importante a orientação de um dermatologista para a utilização de produtos corretos para a sua pele. Não esqueça!!

6. Alimente-se bem

Procure comer mais verduras, frutas e legumes, principalmente os de coloração amarelo-alaranjada, que são ricos em vitamina A. Saiba mais sobre esse assunto lendo a matéria Corpo Saudável e bonito no verão.

Foto de capa: Pixabay

 

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta