Saiba mais sobre possibilidades de autocura através da prática de Ho’oponopono

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

A prática do Ho’oponopono não substitui terapia, não faz diagnósticos e nem trata problemas emocionais, no entanto tem se tornado conhecida no mundo todo como uma forma de conversar mais profundamente consigo mesmo e ampliar as possibilidades de melhorar como ser humano.

É um sistema desenvolvido pela Mestre Mornnah Nalamaku Siemona (1913 – 1992). Baseado na filosofia havaiana, acredita que o erro nasce de pensamentos contaminados por memórias dolorosas do passado.

Para que você entenda melhor: a harmonia dos nossos corpos – físico, mental e espiritual –  depende de como estamos captando e liberando a energia indispensável para a vida (energia vital). Nós o fazemos de forma tão automática que sequer nos damos conta, porém manter nosso corpo e mente em harmonia não é tarefa fácil.

Experiências dolorosas do passado, auto exigência, situações  vivenciadas no dia a dia podem estar armazenadas em nosso subconsciente e afetar nosso equilíbrio e evolução. E ai que entra o Ho’oponopono – como uma técnica de limpeza e desbloqueio que neutraliza a energia da memória com relação à pessoas, situações ou crenças,  libertando e permitindo transmutar essas memórias em luz natural da energia vital.

O Ho’oponopono ajuda a desfazer energias nocivas dentro de nós. A encarar nossas verdades, indo na fonte do problema, dissolvendo-os e impedindo que cresçam, através da compreensão, do amor e do contato com a Divindade (na forma como O concebemos).

Ajuda a perceber o Deus que existe dentro de nós, reconhecendo que somos 100% responsáveis por tudo o que acontece em nossas vidas. Entendendo aqui que Responsabilização não é culpa. Culpa é um sentimento negativo que também pode ser incluído na prática de Ho’oponopono.

Utilizando as frases do Ho’oponopono

No início, a repetição das frases pode parecer mecânica, mas a medida que você amplia a consciência, perceberá melhor o sentido de limpeza e purificação de energias. Para a prática você não precisa estar em meditação ou relaxamento.

Repita mentalmente:

Sinto muito, Me perdoe, Eu te amo, Sou grato

Quando digo:

“Sinto muito” estou reconhecendo que algo – mesmo que não saiba o que – penetrou no meu corpo e mente e peço perdão interior pelo que me trouxe aquilo.

“Me perdoe” – Peço a Deus (à divindade ou ao universo) para me ajudar a me perdoar.

“Te amo” – Transmuta minha energia bloqueada em energia fluídica (que se movimenta), me religa ao Divino.

“Sou grato” – Minha expressão de gratidão, minha fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos.

A medida que os pensamentos incorretos são substituídos por pensamentos amorosos você cria um manancial capaz de transmutar pensamentos negativos em AMOR.

Praticando Ho’oponopono

Em nosso subconsciente estão arraigados memórias que desconhecemos e que interferem na nossa percepção do mundo, das situações e das pessoas. Nós vemos as pessoas como nós achamos que elas são e não como elas são de verdade.

Cada um de nós é responsável pela própria evolução pessoal e não podemos assumir a responsabilidade pela evolução de outra pessoa. Quando alguém incomoda ou te produz sentimentos negativos como mágoa, raiva, rancor, você precisa trabalhar esse sentimento em você e não no outro. Limpe as memórias de raiva em você e não se preocupe com a causa da sua raiva.

O foco é VOCÊ. Curar significa amar a si mesmo e se quer melhorar precisa curar a sua própria vida, com a prática da gratidão e do pensamento positivo.

Peça mentalmente à Deus, à Divindade, ao Universo (na forma como você concebe):

Limpe em mim o que está contribuindo para determinado problema, situação ou relacionamento. Purifique a origem do problema, as recordações e as memórias, transmutando-os para uma luz divina. Em seguida use as frases “Sinto muito, Me perdoe, Eu te amo, Sou grato.” Varias vezes. Permita que a intuição lhe diga quantas vezes deve repetir e quais deve repetir mais.

Quando sentir um incomodo pense e repita mentalmente as frases até sentir que sua vibração mudou.

Prece de Mornnah Nalamaku Siemona:

Resultado de imagem para Morrnah Nalamaku Simeona

Divino criador, pai, mãe, filho como um… Se eu, a minha família, parentes e ancestrais ofendemos a ti, a tua família, teus parentes e teus ancestrais com pensamentos, palavras e ações desde o inicio da nossa criação até o presente, pedimos o teu perdão… Que esta prece limpe. purifique, liberte e secione todas as memórias, energias, vibrações e bloqueios negativos e transmute essas energias indesejadas em uma luz pura… Está feito.

A Oração completa você pode acessar clicando no link: Oração Original Ho’oponopono

Esse texto está baseado na leitura dos livros Limite Zero de Joe Vitale e Pegadas da Gratidão de Élio Meneguzzo.

Pesquisa realizada no Manual Ho’oponopono de Davi Palma.

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta