Saiba mais sobre a alergia ao glúten – Doença Celíaca

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Este Alimento contém Glúten!

O que isso significa?

Glúten é o nome dado à proteína presente nos grãos dos cereais: trigo, centeio, cevada, aveia e malte. Algumas pessoas nascem ou desenvolvem alergia a esta proteína (a ciência ainda não descobriu ao certo porque isso acontece), então quando o glúten é ingerido ele causa um processo inflamatório grave fazendo com que as vilosidades (pregas) presentes no intestino saudável desapareçam e assim, o intestino não consegue absorver, satisfatoriamente, os nutrientes ingeridos na alimentação, levando a um quadro conhecido como síndrome da má absorção.

A maior parte das pessoas tem diarreia, perda de peso, dor no abdome, distensão, gazes, presença de gordura nas fezes, hemorragia intestinal e outros problemas causados pela falta dos nutrientes que deixaram de ser absorvidos (câimbras por falta de potássio, problemas ósseos por falta de cálcio, e outros). Esta doença é conhecida pelo nome de Doença Celíaca, ou Espru não Tropical ou Enteropatia induzida pelo glúten.

Neste caso o glúten deve ser totalmente evitado na alimentação, ou seja, a pessoa deve deixar de comer trigo, centeio, cevada, aveia e malte, como também  deve evitar qualquer preparação ou produto que os  contenham.  Portanto, deve-se prestar muita atenção ao escolher alimentos industrializados que podem conter glúten, por isso, as indústrias tem a obrigação de escrever, na embalagem, se aquele alimento/produto contém, ou não glúten. Uma ingestão acidental pode provocar sérios danos à saúde destas pessoas.

Lembrar que o trigo é um dos cereais mais amplamente consumidos, ele está presente em vários alimentos, como: nas massas caseiras, macarrão industrializado, pães, bolos, biscoitos, tortas, coxinhas, empadas, pizzas, esfihas, panquecas e tudo mais que leva farinha de trigo na receita e, neste caso, esta farinha deve ser substituída por farinha de arroz, de milho, de araruta, polvilho, fécula de batata, entre outros.

Os cereais contém mais amido (40 a 70%) do que gordura ou proteína, mas uma pequena quantidade desta proteína, em pessoas com hipersensibilidade, pode afetar seriamente o estado nutricional.

O diagnóstico é feito pelo médico a partir das queixas ou dos sintomas acima descritos, com exames de sangue específicos para detectar este tipo de alergia e com a biopsia do intestino. Somente assim pode-se ter certeza que o problema é o glúten, pois outras doenças podem causar os mesmos sintomas.

Cuidado com um cereal pouco conhecido, chamado triticale que também deve ser evitado, ele é a mistura do trigo com o centeio e pode aparecer em alguns produtos. Não se esquecer da cerveja que contém cevada.

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

e-mail: [email protected]

Matéria inicialmente publicada em Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta