Como usar as Mandalas

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Ganhar uma mandala encanta por sua beleza e enternece o coração por seu mistério. A primeira que ganhei foi preparada com esmero pela amiga Sonia Gasques, recortando pétalas em caixas de ovos de papelão, pintando-as de vermelho e montando rosas de diferentes tamanhos em uma tela circular.

As mandalas podem ser produzidas em diferentes modelos, formatos e por diferentes materiais. Podemos encontrar mandalas para colorir utilizando canetas ou lápis coloridos. Depende da criatividade e experiência de cada um.

As mandalas são facilmente vistas como objetos decorativos agradáveis de contemplar, porém a maioria das pessoas não lhes atribui nenhum outro significado.

Mas as mandalas tem vários significados, vamos descrever alguns?

O que são as mandalas

As mandalas, cujos belos desenhos podem ser interpretados com liberdade, são conhecidas como de origem oriental. Embora não haja informações precisas, há afirmações de que eram usadas como instrumentos de meditação pelo tibetanos, séculos antes de Cristo.

Na lingua sânscrita, Mandala significa “círculo”. Tem outros significados como círculo mágico, concentração de energia, sendo reconhecidas universalmente como símbolo de integração e harmonia. 

Embora seja um círculo utilizado como arte pelos antigos povos, em tempos atuais é possível reconhecê-las em símbolos religiosos, na natureza, na arquitetura. As mandalas tem diferentes significados para diferentes culturas e povos, sendo utilizadas como ajuda para a meditação nas religiões budista, tibetana e hindu.

Nas culturas ocidentais – entre elas o Brasil – é crescente o número de adeptos ao estudo, compreensão e inclusão de costumes e hábitos orientais. O interesse em pesquisar e fazer mandalas também vem crescendo em nosso País, afinal todos buscam qualidade de vida através de práticas saudáveis. A sabedoria milenar dos povos orientais pode nos trazer muitas informações e vários benefícios.

Algumas pessoas tatuam mandalas no corpo. As mandalas apresentam diferentes cores e despertam sensações diferentes, a atração pela beleza de cada uma delas é muito individual. Para Vera Almeida, mandala transmite harmonia, paz, vida, movimento, saúde e felicidade. Vera também transmite todos esses sentimentos. É voluntária na Zona Leste de São Paulo, focalizadora de Dança Circular e monitora de Práticas Corporais Orientais como o Tai Chi, desenvolve o trabalho em vários espaços com a população.  Linda né?

Como podem ser utilizadas

As mandalas podem ser utilizadas como decoração energizadora de ambientes e para terapias de equilíbrio interior. Associadas à meditação, à cura e ao sagrado, as mandalas estimulam a criatividade, sensibilidade artística, concentração,  estabilidade emocional,

Para Carl Jung, fundador da psicologia analítica, produzir suas próprias mandalas pode ser um processo interessante de autoconhecimento, fortalecimento e de conexão com o universo.

Ao fazer uma mandala é importante perguntar-se qual a sua intenção nesse trabalho, dê-lhe um propósito, procurando buscar o contato mais profundo com seu eu, trazendo luz e paz à sua consciência.

Ao ganhar uma mandala também dê-lhe um propósito, como se a mandala fosse um indicativo de caminho, um lembrete de algum projeto pessoal ou mudança que você busca em sua vida.  Reserve um lugar especial onde você possa estar em constante contato com ela e com o propósito à ela atribuído. A minha primeira mandala, por exemplo, coloquei-a bem na porta de entrada da casa e ela me lembra a importância do auto cuidado. Ela lembra que preciso reservar um tempo diário para cuidar de mim mesma. Gratidão à amiga Sonia 🙂

Benefícios

À essa altura você mesmo já deve ter atribuído muitos benefícios, mas vamos levantar mais alguns:

A mandala ajuda muito em nossa saúde mental – ameniza o estresse,  alivia tensão, ansiedade, medo, combate a depressão, ajuda a aquietar os pensamentos, melhora a qualidade do sono, contribui com a manutenção de foco e concentração.

Com a mente mais centrada e tranquila o corpo também tem muitos benefícios como: estimula o sistema imune, diminui a pressão arterial e induz a liberação de melatonina, um hormônio que acredita-se pode retardar o envelhecimentos das células.

Veja que Universo maravilhoso de informações que podemos dispor e que podem ajudar na qualidade de vida depois dos 50, 60, 70.

Pesquisem, reflitam, adotem!!

Saiba mais:

Como fazer uma mandala

A confecção de mandalas como Técnica de Meditação

 

 

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta