Pais – Uma alimentação anti-estresse e estimulante.

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd queria um dia para homenagear seu pai, William Smart (ou John Bruce Dodd, há  divergências sobre o nome). Ele era veterano de guerra e ficou viúvo quando a esposa faleceu ao dar a luz ao seu sexto filho.

Ele acabou cuidando sozinho dos filhos e quando Smart Dodd cresceu percebeu a força e a generosidade do pai e procurou órgãos oficiais para fazer uma homenagem e instituir o Dia dos pais. Assim a primeira data foi comemorada dia 19 de junho de 1910, o dia do aniversário do Sr William Smart.

No Brasil, esta data foi festejada pela primeira vez em 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim patriarca da família e depois passou para o segundo domingo de agosto, por questões comerciais.

Ninguém duvida das possíveis dificuldades que o Smart Dodd passou assim como muitos outros pais em todo o mundo.

Sabemos que não faltam motivos para que um pai sinta-se estressado. Só a preocupação diária e constante com a formação e o futuro dos filhos, basta para que o estresse apareça, associe a isso as horas perdidas no transito, os problemas no serviço ou desemprego, as contas a pagar e falta de tempo para descanso e lazer.

O estresse pode provocar inúmeros desequilíbrios. Alterações no sistema nervoso autônomo (SNA), distúrbios no sono, fadiga, desordens na ritmicidade circadiana, síndrome do cólon irritável entre outras e todas estas alterações são decisivas para provocar desânimos e alteração no humor.

Alguns nutrientes agem sobre a modulação do humor e bem estar assim poderíamos utilizá-los na busca do equilíbrio.

O triptofano é um aminoácido e ajuda na fabricação da serotonina – hormônio do bem estar – e esses dois funcionam melhor na presença da piridoxina – Vitamina b6 e ácido fólico – um potente antidrepressivo natural.

Assim, associar uma alimentação balanceada e variada com alimentos fontes destes nutrientes irá repor, sem sombra de dúvidas, as energias e propiciar sensação de bem estar.

Fontes de serotonina: Chocolate com mais cacau (amargo) contém três tipos de estimulantes: alcalóide, teobromina e cafeína, proporcionando bem-estar, força e vitalidade.

Fontes  de triptofano: carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas.

Fontes de B6: aveia, filé de frango, banana, uva passa, abacate,  peixe, castanhas.

Fontes de Acido fólico: espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, couve de Bruxelas, maçã e soja.

Outras sugestões:

  • Beba muita água para hidratar-se. Ingira 30 ml por quilo do seu peso.
  • Coma diariamente frutas ricas em vitamina C, como a acerola, abacaxi, goiaba, kiwi, são responsáveis pela absorção das vitaminas do comp. B e do ferro que participa do transporte de oxigênio nas células, combatendo a indisposição.
  • Camomila  para acalmar crises de nervosismo, ameniza a ansiedade e a depressão. Faça infusão de 1g da erva para 100 ml de água.
  • Beba de 2 a 3 cafezinhos ao longo do dia. Ele previne a depressão e auxilia na memória. Procure coar o café em filtro de papel, pois retém os  lipídicos existentes no grão e que parecem aumentar o colesterol.

Desejo muita saúde e disposição a todos os pais. Um grande beijo ao meu querido papai.

Edina Aparecida Tramarin Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

e-mail: [email protected]

Matéria publicada inicialmente Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta