Alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento cerebral e que podem fortalecer a memória

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

        O cérebro possui inúmeras funções importantes para a vida, vejam algumas delas, no desenho abaixo:

A massa cinzenta é formada por células chamadas neurônios, e assim como os músculos, precisam “exercitar-se” diariamente, durante toda a vida para manter-se saudáveis e funcionarem perfeitamente. Além de receber nutrientes que auxiliam nas suas funções.

A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e alterações comportamentais. É uma doença de evolução lenta, podendo durar até 20 anos. Nas fases avançadas o paciente torna-se completamente dependente, incapaz por si só de alimentar-se, banhar-se, vestir-se e de executar as atividades mais básicas do dia a dia.

O número de pacientes no Brasil é estimado em 1 milhão e 200 mil e de 18 milhões no mundo inteiro.

A alimentação, o uso adequado de suplemento, a pratica de exercícios mentais e físicos possibilitam o funcionamento do cérebro e dos neurotransmissores (substancias químicas responsáveis pela transmissão de mensagens do cérebro), essenciais a memória, inteligência, criatividade e humor.

Quando o assunto é a escolha dos alimentos que propiciam o trabalho destes neurotransmissores e do funcionamento do cérebro, há algumas orientações que merecem destaque:

 

Outros cuidados

  • Diminuir o consumo de sal e de alimentos salgados, como frios, enlatados e temperos industrializados. O sal favorece a hipertensão que pode causar lesões sutis no cérebro e provocar a diminuição da função cognitiva.
  • Altas quantidades de açúcar promovem a reação entre o açúcar e as proteínas no sangue, formando as “proteínas glicosiladas”, que endurecem e entopem os vasos sanguíneos e compromete o funcionamento de órgãos como o cérebro.
  • O consumo elevado de gorduras de origem animal aumenta as partículas de colesterol LDL, podendo obstruir os vasos sanguíneos e dificultar a oxigenação das células cerebrais, prefira a carnes brancas e magras.

Cuidados com a alimentação e exercícios mentais parece ser a melhor maneira de cuidar do cérebro.

Edina Aparecida Tramarin Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

e-mail: [email protected]

Matéria publicada inicialmente em Revista City Penha

Foto de capa: Pexels

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta