O que faz é porque quer ou é para agradar aos outros?

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Fiz tanto por aquela pessoa e olha o jeito que ela me retribui…

Você percebe  pensamentos como esse em sua cabeça? Observa sentimentos de vazio interior e uma sensação de ter se doado além da sua capacidade física e emocional? Se isso ocorre com você, mesmo que eventualmente, talvez seja o momento de você parar, refletir e se perguntar:

O que eu estou fazendo é porque quero ou é para agradar aos outros?

Desde pequeno somos educados para  viver em sociedade e aprendemos regras de educação, tolerância, indulgência, solidariedade tão importantes para um bom convívio. O desejo de agradar é um sentimento natural na maioria das pessoas e faz parte das trocas humanas – dou um mimo e recebo um gesto de gratidão.

O problema é quando na ânsia de agradar dou além do que tenho, tiro uma coisa de mim e repasso para o outro… e aí eu cobro. Como em um jogo de bumerangue onde jogo amor e cuidado para o outro esperando que volte para mim com a mesma intensidade e verdade.

O jeito que você dá amor é o jeito que você gostaria de receber amor!!

Mas nem sempre volta da forma como você gostaria. As pessoas são diferentes e podem estar vivendo momentos diferentes em suas vidas. Experimente doar esse amor à você mesmo(a)!! Você tem o amor no tamanho e forma que você precisa!! O carinho e o cuidado pessoal deve vir primeiro de você mesmo(a).

A troca afetiva deve ser desprendida. Quando você faz dentro do seu limite está doando o que é possível para você naquele momento e preservando o seu equilíbrio pessoal. Faça essa experiência e poderá se surpreender percebendo que ao destinar esse amor para você mesmo ainda sobrará um monte para compartilhar com outras pessoas, sem ressentimentos.

Poderá perceber também que há diferentes fontes de amor e que alegria, carinho e cuidado chegam de diferentes pessoas e situações. Para isso, basta abrir sua antena de percepção e captação de energias de amor.

Experimente!! Só hoje!!

Foto: Pexels

Aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoísmo, nem orgulho.

É Amor Próprio.

Charles Chaplin.

Por Maria Aparecida Costa

Assistente Social e Educadora em Saúde Pública aposentada pela PMSP

Especialização em gerontologia.

Foto de Capa: Pexels

Talvez você também goste...