A prática da Meditação depois dos 50, 60, 70…

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

A meditação não é uma prática religiosa, mas como ferramenta para o autoconhecimento é utilizada por várias religiões e culturas. É uma técnica de relaxamento e recusa de envolver-se com as dificuldades e ansiedades do dia a dia naquele momento. É um tempo do dia em que você pode reservar para você mesmo, para um contato íntimo e busca por autocompreensão.

É preciso estar atentos à instituições na internet que vendem cursos de meditação. Há pessoas que amam essa prática e sentem prazer em difundi-la gratuitamente. No rodapé dessa página você vai encontrar links com Dicas Valiosas para iniciantes em meditação bem fáceis de seguir. Verá que meditar é uma técnica relativamente simples, é a oportunidade de você olhar para você mesmo e observar como fluem seus pensamentos, mantendo o foco na respiração e vivenciando aquele momento como se fosse único, buscando a essência do pensamento e aquietando a mente.

Os benefícios são instantâneos, ajudam no autoconhecimento, a silenciar uma mente inquieta, encontrar a tranquilidade e a verdade sobre si mesmo. Ajuda a dissolver o stress, a depressão e a encontrar alegria, paz e reconstrução da autoestima.

No início relaxar mesmo que por cinco minutos pode ser difícil, mas não desanime. Procure meditar todos os dias por pelo menos alguns instantes, aumentando as sessões sempre que possível. Com o tempo você pode utilizar a meditação em vários momentos de sua vida. A meditação facilita o exercício de vivermos o aqui e agora, estar presente no que está acontecendo naquele momento. Poder ouvir uma pessoa sem que o pensamento viaje para outros lugares. Sentir as emoções do dia a dia no instante presente, sem interrupções de pensamentos fugitivos 🙂

E para nós, com 50, 60, 70… anos que nunca fizemos meditação?

Tenho muito orgulho ao pensar que somos uma geração que revolucionou a forma de educar os filhos, a participação da mulher no mundo e muitas outras conquistas, mas ao mesmo tempo percebo que durante anos nosso foco foi no externo – na criação dos filhos, no trabalho, na realização dos sonhos materiais…

Agora estamos em outra etapa da vida em que é preciso reinventar-se continuamente.  E a meditação pode ser uma excelente ferramenta nessa reinvenção. Nesse contato com nosso íntimos podemos descobrir pontos positivos e pontos que podemos melhorar para melhor qualidade de vida.

E dessas coisas só olhando um a um, com cuidado e amor! Comecei recentemente a meditar e recomendo!!

Foto: Pexels

Por Maria Aparecida Costa

Assistente Social e Educadora em Saúde Pública aposentada na PMSP

Especialização em gerontologia.

Técnicas de Meditação

Como Meditar? Com Monja Coen

Templo Zu Lai

Meditar para iniciantes

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta