Paranapiacaba

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Anteriormente havíamos postado uma matéria sobre Paranapiacaba. Mas cada visitante tem um olhar e cada câmera fotográfica foca em um ângulo.

Por essa razão convido você a ver as fotos de Paranapiacaba sob o olhar dessa fotógrafa que ama seu trabalho e o faz com esmero e paixão!

Meu nome é Edna Barros, gosto de viajar, fazer trilhas, conhecer lugares, fotografar.

Uma frase de Marxwell Maltz me chama muito a atenção: A vida está cheias de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transforma-se em oportunidades.

Olha quantas oportunidades!!!, Podemos contemplar uma paisagem bonita, compartilhar ideias, usar a criatividade, conhecer a cultura, ouvir histórias, abraçar a vida com amor.

São tantas as possibilidades de se ter prazer e alegria!

Por onde andei…

Andar em Paranapiacaba é estar a todo o momento passado e presente.

Ao chegar você se depara com um lugar que parece ter parado no tempo, mas que ainda guarda na memória a boa herança da colonização inglesa.

Comece a andar pelas ruas e prestar atenção à arquitetura de casas de madeira, algumas transformadas em restaurantes, lojas, pousadas ou barzinhos. Até hoje preserva alguns pontos turísticos da época, como o Castelo – uma construção em estilo vitoriano localizada no alto de uma colina, o maquinário do relógio da Estação Alto da Serra e o Clube União Lyra Serrano, uma das últimas edificações feitas pelos britânicos.

A vila que pertence ao Município de Santo André em São Paulo tem o clima subtropical úmido e é conhecida por sua neblina, que deixa um encanto para quem vai.

Com a Mata Atlântica, o lugar também tem trilhas com cachoeiras (necessário agendamento e acompanhamento de guias locais e autorizados).

Também faz parte da região o fruto  cambuci, fruto típico da Mata Atlântica..

Foto 1

Museu Castelo – Localizada no alto de uma colina, com uma excelente vista privilegiada para toda a vila ferroviária, foi construída por volta de 1897.

Foto 2

Relógio – Construído nos moldes do Big Ben de Londres

A foto de capa, bem como as fotos de número 03 a 08 são do Museu Ferroviário – Também conhecido como “Museu Funicular”, abriga antigas máquinas, ferramentas do sistema ferroviário.

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 09

Cambuci – Fruto típico da Mata Atlântica. Tem sorvete, licores, bolos, doces, Normalmente em abril tem festival do Cambuci.

Foto 10

Maravilhas da natureza

Por: Edna Barros

Email: [email protected]

 

Talvez você também goste...

4 comentários

Avatar
JOSE CARLOS SANTIAGO 07.jan.2021 - 19:46

Parabéns pelas excelentes fotos, sou de Guarulhos, eu e a minha esposa estaremos aposentados nesse ano e iremos viajar um pouco também.
Temos dois filhos, um rapaz já casado e uma garota de 17 anos que mora conosco. Depois de tantos anos de trabalho não pensamos em parar de
uma vez pois trabalhamos em um instituto que ajuda as pessoas a se tornarem aptas a se aposentarem e por esse motivo nosso trabalho é muito bem aceito além de ser gratificante espiritualmente ajudar as pessoas

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 12.jan.2021 - 15:14

José Carlos,
Que trabalho interessante. Vocês fazem o trabalho através de alguma instituição? Manda mais detalhes.
Abração para vc e sua esposa.

Responder
Avatar
Rime 19.maio.2021 - 11:59

Fotos lindas nunca fui a vila porém gostaria de ir morar ai. Aposentei do magistério publico e penso em Paranapiacaba como moradia

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 19.maio.2021 - 17:21

Que maravilha! Convidamos você a fazer novos posts como este com suas fotos. Publicaremos, com prazer!

Responder

Deixe uma resposta