Eloísa e uma história de amor, superação e cumplicidade

por Mª Aparecida Costa
Em meio à tantas histórias de relacionamentos conflituosos e amores fugazes, ouvir o relato de Eloísa que fala de 40 anos de um casamento cheio de amor, respeito, apoio e cumplicidade alegra a alma e nos faz acreditar que é possível.
Fala com alegria das Bodas de Esmeralda e em sua retrospectiva lembra dos aspectos positivos e transforma dificuldades em lições de vida. A história de vida de Eloísa é assim, cheia de estímulo para fazermos diferente dentro do que nos é possível.
Gratidão ao casal pela confiança e à eles enviamos muitas energias de amor! Que se mantenham assim por mais 40, 50 anos!!
Seu relato é um convite para exercitarmos o otimismo em nossas vidas. Leiam:
Sou Eloísa, nascí em Porto Alegre em 1958, meu marido nasceu em Canoas/RS em 1954… Sou a segunda filha de 4 irmãs, meus pais nos amava muito e tinham muito cuidado com quem chegasse perto de nós e dificilmente nos deixava dormir na casa de amigas. Dormir na casa de primas? Raramente! Fomos ensinadas desde cedo a fé em Deus. Com 13 anos conheci meu marido dentro da igreja foi amor à primeira vista (alguns dizem que isto não existe). Nos apaixonamos naquele dia. Fomos apresentados por um amigo comum e como éramos muito novos meu pai não permitiu que começássemos a namorar na época mas prometeu que com 15 anos eu poderia namorá-lo. Foi sofrido esperar mas esperamos. Uma semana antes dos meus 15 começamos a namorar. Agora ele com 19 anos já tinha entrado na faculdade e estava servindo no exército. Eu sempre pedia a Deus que confirmasse se ele seria o meu marido e durante o namoro o amor foi crescendo. Aos 17 anos eu já estava bem empregada pois fazia curso técnico de secretariado e durante o meu estágio já fiquei empregada por definitivo. Ele ainda não tinha se formado na faculdade mas também já trabalhava como Engenheiro Senior. Como nos amávamos muito (embora eu muito jovem e imatura brigava com ele de vez em quando) decidimos nos casar pois podíamos viver com nossos salários. Nossos pais foram contra inicialmente, mas depois cederam à nossa pressão. Casamos fomos morar em um apartamento perto do meu trabalho e foi uma loucura. Trabalhávamos durante todo o dia é estudávamos à noite. Eu no último ano do secretariado e ele no último de engenharia civil… LOUCURA. Mas sabíamos o que queríamos e mesmo enfrentando milhões de dificuldades nos formamos no primeiro ano de casamento.
 Meu marido sempre me apoiando em tudo o que eu gostava de fazer (música, por exemplo… Sempre gostei de tocar instrumentos violão, piano, flauta doce, teclado) e eu sempre o apoiei nos seus projetos. Ele ama ler e estudar e ama a engenharia civil. Tudo o que fazemos podemos contar com a companhia do outro pois nos apoiamos sem reservas. A nossa felicidade está em ver o outro feliz e realizado.
Quando engravidei aos 20 anos da nossa primeira filha parei de trabalhar mas ainda tinha o desejo de cursar a faculdade. Meu marido continuou me ajudando a realizar meus sonhos e eu os dele. Terminei a faculdade com 3 filhos. Uma utopia que se realizou por termos os mesmos objetivos como casal.
Um tempo depois meu marido foi fazer um curso de 6 meses no Rio de Janeiro, fomos todos juntos pois acreditávamos na força da família unida. Tiramos as crianças da escola em Canoas e matriculamos no RJ. Sempre pedindo o auxilio e a ajuda de Deus. De lá viemos morar em Belém, depois Manaus e novamente em Belém. Longe da família nos unimos mais ainda.
Fizemos muitos amigos e sempre ensinando nossos filhos a cultuar a Deus. Isso nos manteve fortes e unidos. Nossos filhos foram estudando se formando e casando. Temos uma filha médica, um filho Bacharel em direito e um filho economista.
Temos atualmente 4 netos – 2 meninas e 2 meninos. Nossos filhos não moram na mesma cidade que nós pois a medida que íamos nos transferindo eles iam ficando casados ou estudando.
Hoje continuamos a batalhar um pelos sonhos do outro. Confiamos um no outro e nos colocamos nas mãos de Deus.
O nosso sonho de falar outros idiomas e de fazer curso de pós graduação em parte já foi realizado e continuamos. Depois do espanhol e do inglês virá o francês. Nunca paramos de ler nem de estudar e amamos ter adolescentes e jovens ao nosso redor. Rir e fazer rir entre nós dois é uma prática constante, amamos a companhia um do outro. Caminhamos juntos como prática esportiva e viajamos bastante sempre lendo e compartilhando idéias. Esssa felicidade devemos a espiritualidade – fé em Deus.
Entretanto enfrentamos sérias dificuldades como desemprego, crises financeiras e muitas viagens à trabalho do meu marido. Tivemos crises no relacionamento e muitas vezes dúvidas se estávamos no caminho certo e foi nesses momentos que vencemos porque buscávamos o auxilio de alguém superior a tudo: Deus. Assim foi que vencemos.
Hoje na aponsentadoria podemos ajudar outras pessoas e recuperamos todo o tempo que estivemos separados pelas viagens do trabalho do meu marido. É a melhor fase da nossa vida. Filhos criados e felizes tocando suas vidas e ainda temos saúde para fazer o que queremos.
Somos muito felizes!

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta