A Caminhada ajuda a cuidar do corpo físico, mental e retarda o envelhecimento

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Todos os dias quando o despertador toca, invariavelmente as 7 da manhã, penso nos benefícios da caminhada, convenço-me que o difícil é levantar e que ao me encorajar, o frescor da manhã e o vento nos meus cabelos dissiparão o sono e qualquer resquício de desânimo.

Acredito que a exposição ao sol é fundamental para a produção da Vitamina D, importante para o organismo, mas o sol tem outras funções – sua energia inebria, preenche, traz cor, alegria e tem a capacidade de mudar o dia.

Todos os dias, as 7 da manhã quando o despertador chama, sei que alguns problemas me acompanharão na ida, mas à medida que caminho, o ar flui mais profundamente, o corpo recebe oxigênio, o organismo produz endorfina, o risco de depressão e ansiedade é afastado e o pensamento todo renovado. Ao retorno trarei no meu corpo e mente a sensação de prazer e relaxamento. Caminhar me faz feliz!

Todos os dias as 7 da manhã, minha imaginação caminha por trilhas de um bosque perfeito, mas a realidade lembra que posso encontrar saúde com uma pitada de alegria compartilhando com pessoas o calçadão da avenida, mesmo disputando o ar com o tráfego intenso dos carros.

E você? A que horas seu despertador chama para a caminhada? E quando ele toca, o que você pensa? Deixa-o nos 10 minutinhos do preguiçoso? E depois justifica-se dizendo – Agora ficou tarde para caminhar, melhor deixar para amanhã?

Que argumentos posso usar para você deixar para trás a vida sedentária? Precisa se convencer que a caminhada é uma atividade física completa, tem baixo custo, qualquer pessoa pode praticar e não precisa de nenhuma habilidade especial.

A caminhada melhora a circulação, reduz pressão arterial, regula os níveis de colesterol e é um fator de proteção contra derrames e infartos, além de ajudar no controle da vontade de comer, no peso corporal e na prevenção e controle do diabetes.

Quer saber mais? A caminhada contribui para a saúde dos pulmões, ajuda no controle do sono, mantendo maior disposição durante o dia e melhor qualidade do sono a noite. Reduz as chances de ter dor corporal.

E para as pessoas com mais de 50 anos a caminhada tem um papel importante para o retardamento do envelhecimento, ajuda na prevenção da osteoporose e no bom funcionamento do cérebro, evitando demências.

Será que os convenci? A que horas seu despertador tocará amanhã?

Resumindo, para marcar bem:

Para pesquisar mais

Minha Vida

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta