Prevenção da Infecção Urinária depois dos 50

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Falar de intimidades ainda causa constrangimento para muitas mulheres, especialmente na nossa idade. Mas, a prevenção da infecção urinária é importante demais, 🙂 por isso peço para vocês chegarem bem pertinho… vamos fazer uma rodinha e falar ao pé de ouvido sobre o assunto?

A infecção urinária acomete pessoas de ambos os sexos e em qualquer idade, porém é mais comum em mulheres – e após os 50, 60 anos ou +, ficamos mais expostas pelas alterações hormonais e físicas decorrentes da menopausa.

A idéia desse post é compartilhar com vocês informações e orientações sobre a prevenção da infecção urinária recebidas da minha ginecologista e discutida com várias amigas na mesma faixa de idade.

Para mim tem dado muito certo, acredito que para você também dará!

Dicas preciosas:

  • Tome, no mínimo dois litros de água por dia. Uma dica legal para você controlar a quantidade de água a ser ingerida é deixar separado uma garrafa de 02 litros e garantir o seu consumo diariamente;
  • Utilize o seu sabonete de preferência no banho, porém prefira sabonete de glicerina neutro em sua higiene íntima; 
  • Utilize o papel higiênico, com movimentos de frente para trás;
  • Faça xixi e higiene íntima antes da relação sexual;
  • Repita a higiene e faça xixi, até 10 minutos após a relação sexual;
  • Na relação sexual evite posições ou práticas em que os líquidos (vaginal e esperma) entrem em contato com o canal da uretra. É muito comum a cistite em lua de mel pela contaminação do canal da uretra por bactérias que convivem bem com a vagina e/ou ânus mas que causam infecção no trato urinário;
  • Os sabonetes íntimos não devem ser usados diariamente. Utilize-os apenas após a relação sexual;
  • Utilize Gel lubrificante íntimo a base de água nas relações sexuais;
  • Tome suco de cranberry. O suco dessa fruta tem sido recomendado por muitos médicos na prevenção e tratamento de infecção urinária. Pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais ou na internet. Recomenda-se o uso de meio copo diariamente. Em episódio de infecção urinária pode-se aumentar o consumo em até 480 ml diários. Abra uma caixa de l litro do suco de cramberry, deixe-a na geladeira e vá consumindo diariamente. Ao final, dê um intervalo de alguns dias e recomece o consumo.

Compartilhe esse post com suas amigas. Pode ser importante para elas!

Pesquisas complementares:

Cramberry: o fim da infecção urinária

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta