Preparando a Aposentadoria

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Promover o equilíbrio entre os cuidados com o físico, o mental, o social e o espiritual é Buscar qualidade de vida… E em épocas de aposentadoria também deve ser assim.

Em post anterior Aposentadoria: Luta e Luto, discutimos a difícil decisão pela aposentadoria e todas as questões emocionais envolvidas nesse processo. Porém há outros aspectos práticos – igualmente importantes que precisamos pautar e planejar em nossas vidas, preferencialmente antes de nos aposentarmos.

O Estatuto do Idoso, em seu art. 28 (Lei 10.741 de 1º de Outubro de 2003) recomenda que empresas públicas e privadas organizem cursos de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria. Eu tive o privilégio de participar do curso Pre-Parar organizado pelo órgão público em que trabalho (PMSP) que abriu possibilidades de repensar e planejar a vida pós aposentadoria. É esse repensar que quero compartilhar com vocês:

Planejamento Financeiro – É preciso planejar “o pão e leite na padaria todas as manhãs…”  Precisamos equilibrar as despesas com o orçamento, considerando que na aposentadoria geralmente temos uma queda nos rendimentos e chances de maiores despesas com saúde. Há aposentados que conseguem renda extra em atividades que não absorvam muito do seu tempo. Uma vez garantida a renda pela aposentadoria é hora de procurar atividades mais prazerosas, o que também traz qualidade de vida. 

Relacionamento Familiar – “Tenho que decidir entre o trabalho e o meu marido porque se me aposentar… sei que vamos brigar muito… é capaz até de nos separarmos…” fala baixinho Maria aos 54 anos. Essa deve ser a preocupação de muitos de nós e com razão. A rotina e o tempo de convivência no lar vão se modificar e alguns acertos serão necessários com a família e com o cônjuge. É preciso muita conversa, compreensão e reajustes para que a família retome sob nova e saudável configuração.

Investir em antigos e criar novos projetos – O mundo é extenso e as possibilidades infinitas. Não podemos encarar a aposentadoria como se fossem férias eternas. Precisamos pensar e reorganizar vários aspectos da vida:

  • Estimular a mente através de projetos culturais como novos cursos, leituras, viagens, filmes e tantas outras possibilidades de manter a mente ativa;
  • Cuidar do físico – hoje dispomos de várias possibilidades de atividades físicas – caminhada, academias e outros esportes interessantes. Busque atividades que você goste de fazer;
  • Lazer – momento de reencontrar antigas amizades, fazer novas, trocar idéias, viajar e  procurar outras possibilidades de entretenimento, mesmo que simples. “Sinto-me feliz em uma praça comendo pipoca e batendo papo com uma pessoa querida…”
  • Voluntariado – ajuda aos outros e a nós também. É sempre uma troca humana onde os dois lados aprendem e ganham.

Projetos pessoais são sempre muito pessoais… e nesse redescobrir talentos e sonhos podemos nos surpreender com a extensão das nossas possibilidades como cuidar de plantas, fazer artesanato… ou decidir não fazer nada naquele dia específico 🙂

Como seres humanos – maravilhosos e complexos temos necessidades e metas em vários aspectos da vida. Se você pensou em algum aspecto não mencionado neste texto,  demostra que há muita coisa para ser pesquisada e que o infinito nos aguarda!!

Talvez você também goste...

2 comentários

Deixe uma resposta