Troque Ressentimentos por Amor

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

É fácil essa troca?

Ressentimento é sinônimo de tristeza, mágoa e rancor. Na vida há situações de conflitos, perdas e é natural ficarmos tristes ou magoados.

Porém essa tristeza deve ser passageira, no tempo de elaborar e tocar a vida. Se cada vez que pensamos no assunto, sentirmos a mesma tristeza, podemos estar ressentidos. Ressentir significa sentir de novo (re-sentir).  

É um sentimento estagnado que prende muitos corações e vidas, é o antônimo do amor.

O ressentimento pode ser cumulativo e se formos guardando mágoas e revivendo-as continuamente, podemos estar sintonizados no ressentimento, o que pode impregnar a alma e se tornar um estado de espírito.

Talvez nesse momento você esteja pensando – mas isso significa que devo aceitar tudo de todos? Não! Olhar com amor significa buscar sabedoria e aceitação do comportamento do outro, mas sobretudo amor ao seu próprio bem estar.

A questão está no foco – observamos o que estamos valorizando no nosso dia a dia, se os sentimentos bons de amor e alegria ou se estamos revivendo mágoas e tristezas acumuladas.

Para os sentimentos de tristeza podemos dar a importância que o fato merece, evitando destinar nossas vidas para revivê-los. Compreender que as pessoas são diferentes e que tem atitudes diferentes também ajuda a minimizar alguns desses sentimentos.

Em troca podemos abrir nossos corações para vivenciar o lado bom da vida através de toda expressão de amor: amor por nós mesmos, pela borboleta que passa desapercebida, pelo sorriso das crianças, pela vida e por toda beleza que nela se expressa.

É como estação de rádio, se não gosto do estilo de música, posso mudar e sintonizar em um canal que me agrade,

Viver no amor é saber priorizar as coisas positivas em nossas vidas.

Talvez você também goste...

1 comentário

Avatar
Roxane de Mattos 04.mar.2015 - 23:56

Esse post me abriu uma paisagem diferente na janela da alma. Ressentimentos são mais antigos que as mágoas, muito mais velhos que a raiva e não se dissolvem com o perdão já concedido. Ressentimentos não se encontram nos fatos, nem numa atitude. Ressentimentos não podem ser traduzidos em palavras. Por isso, é bom ter a consciência de que podemos escolher deixar o ressentimento no lugar menos iluminado da sala de nossa existência, onde está tudo o que vivemos. Não é possível tirar da sala nada que nela colocamos, mas podemos arrumá-lá da forma a tornar o ambiente o mais confortável possível para a pessoa que somos e que nele habita a cada dia presente.

Responder

Deixe uma resposta