Encarando os Preconceitos contra a Idade

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Olhando para essa linda mulher, que aos 60 anos conserva a pele viçosa e natural, você deve pensar: “Desse jeito, é muito fácil encarar os preconceitos contra a idade!!”

Mas a beleza da nossa modelo pode nos ajudar a tentar entender o que é o Preconceito e como podemos conviver melhor com ele. Não temos a pretensão de aprofundar o tema, mas de poder refletir sobre o peso que o preconceito pode ter em nossas vidas depois dos 50.

Preconceituoso?  Eu??

É cômodo e mais fácil perceber o preconceito nas outras pessoas, mas se consideramos que Pré Conceitos são idéias preconcebidas sobre pessoas, fatos, locais ou  situações, vamos compreender que todos nós temos conceitos prévios sobre todas as coisas. O que é belo ou feio, certo ou errado, são aprendidos na sociedade em que vivemos e cada um aprende do seu jeito.  E a gente aprende mesmo!! Todos esses valores ficam tão arraigados em nossos corações e mentes que nem percebemos como preconceito… e na maioria das vezes a gente nem reflete se de fato as coisas são como parecem ser!

E pensando no envelhecimento, quais comentários você ouve das pessoas sobre os velhos? As pessoas vêem como uma coisa boa? Será? Penso que de maneira geral as pessoas acham que envelhecer não é um bom negócio. E você, o que acha dos sinais de envelhecimento que estão acontecendo com você – rugas, flacidez na pele, mudança corporal, cabelos brancos?

A realidade é que cada um de nós lida de um jeito, uns conseguem encarar melhor que outros, mas isso vai depender de como conseguimos quebrar esses “pré-conceitos” que estão dentro de nós e como encaramos as condições e características do envelhecimento. Quer um exemplo? Todos acham a nossa modelo linda, mas ela pode não se ver dessa forma se não encarar de forma positiva as mudanças que ocorrem com o envelhecimento.

Precisamos mudar isso, mas não é fácil. Pode levar muitas gerações. Podemos começar mudando o nosso jeito de pensar sobre o velho e a velhice e desse jeito contribuir para que as pessoas revejam e comecem a quebrar o padrão rígido de beleza que ainda existe em nosso meio. Precisamos aprender a valorizar as diferentes expressões de beleza e ver o belo em qualquer idade.

Bem dizia o poeta que a beleza é efêmera, a juventude dura pouco e a beleza à ela associada também. Há belezas infinitas no idoso! Olhe para você com outro olhar: enamore-se de sua expressão, do seu rosto, do seu sorriso, do seu encanto, das marquinhas no rosto que a experiência de vida lhe proporcionou.

Explore o que você tem de bonito! Arrebite o seu nariz e vá para a vida, depois dos 50, 60, 70 ou mais!!

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta