A Disciplina na Atividade Física

por Mª Aparecida Costa

Como você encara a atividade física?

Em artigo anterior – Mais atitude… Menos Remédios!!! – falamos sobre a importância da atividade física e alimentação adequada para o controle de doenças crônicas, incluindo o diabetes. Os remédios fazem parte do tratamento, porém é preciso mudar o estilo de vida. Precisamos adotar hábitos mais saudáveis.

O diabetes é o que chamamos de “doença silenciosa“, justamente porque muitas pessoas não apresentam sintomas, o que dificulta a rotina na dieta e na prática de atividade física.

Pois bem, nesse ponto D. Arlete, aos 80 anos sabe o que é importante para a saúde e procura manter esses cuidados com disciplina diariamente.

Diabética há mais de vinte anos, em festas familiares costuma experimentar um pedacinho do bolo, brincando: “hoje deixei meu diabetes em casa…”, mas em sua rotina mantém uma alimentação adequada, ingerindo muitos legumes e verduras, pouca massa (carbohidratos), evita carnes vermelhas e prefere leite e iogurtes desnatados. Adora aveia com iogurte. Adora!! Consegue manter-se com Índice de Massa Corpórea (IMC) adequado, ou seja dentro do peso ideal.

Mas o grande exemplo que ela nos traz é a disciplina com a atividade física. Fez caminhadas ao ar livre, diariamente, durante anos. Com certa dificuldade de visão e com receio de quedas, hoje prefere caminhar dentro do seu apartamento.

Apartamento pequeno, ela caminha durante uma hora da sala à cozinha, duas vezes por dia.  Aproveita esse tempo para meditar, fazer suas orações e ativar a mente para pensamentos positivos. Para termos noção da sua disciplina, a extensão do caminho que ela percorre é de 19 passos. Ela gasta em torno de 15 segundos em cada percurso.

Quando é desafiada à uma competição de rua, não se intimida. Sempre convidada pelo filho mais velho que também é um apaixonado por corridas e caminhadas. Sua primeira competição foi em 2001. Adora as medalhas que recebe e as ostenta com orgulho. 

IMG_2881xl

Na última caminhada completou 3 kilometros em 33 minutos, ficando na posição 232 em um total de 32o competidoras de diversas faixas etárias.

Mas a grande medalha que ela recebe diariamente  é o controle do diabetes, otimismo e uma imensa vontade de viver!

E o recado que nos deixa é: “… Nunca é tarde para começar a praticar esportes…!

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta